O conceito original da Banda Neuromuscular

O método de trás da fita

O princípio básico do conceito da banda neuromuscular, foi lançado no Japão e Coreia nos finais da década de setenta. O método assenta no princípio de que o movimento e a atividade muscular são imprescindíveis para a manutenção de um corpo saudável.

O mesmo baseia-se no facto de aos músculos não serem apenas atribuídos os movimentos do corpo, mas também a estimulação da circulação sanguínea e do sistema linfático e a temperatura do corpo. A função muscular inadequada pode causar uma série de sintomas e queixas.
Seguindo este conceito, foram desenvolvidos vários tipos de aplicações das bandas que poderiam apoiar as funções dos músculos sem restringir o seu movimento. Ao tratar deste modo os músculos "afetados", seria ativado o processo de regeneração do próprio corpo.

O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DA BANDA NEUROMUSCULAR

Em 1998, a empresa Holandesa FysioTape BV e a empresa Portuguesa ANEID, Lda., desenvolveram em conjunto o método “Conceito da Banda Neuromuscular”(Medical Taping Concept), baseado na utilização da uma banda neuromuscular de alta qualidade, a Cure Tape.

Durante o desenvolvimento deste método, tornou-se evidente que as aplicações possíveis eram mais vastas do que para tratar somente lesões musculares. Novas aplicações foram descobertas, tais como, para redução de inflamações ou acumulação de líquido (edema e hematoma), correção da postura, tratamento dos sintomas causados pelo treino excessivo (como o RSI ou cotovelo de tenista ou golfista) e muito mais.

Hoje em dia, existem a nível mundial médicos, fisioterapeutas, massagistas no desporto e terapeutas ocupacionais que utilizam na sua prática o Conceito da BNM.

Este conceito é um método inovador, que difere fundamentalmente dos métodos de tratamento com as bandas convencionais.

Atualmente, são realizados cursos especializados neste método, ministrados por profissionais certificados, para instruir vários grupos de profissionais da saúde em todo o mundo.

Para muitos profissionais, o conceito da banda neuromuscular tornou-se um complemento essencial na sua prática. Para obter informações sobres estes cursos, contacte o distribuidor no seu País, o qual terá o maior prazer em facultar-lhe a informação que solicitar.

 

 

#15